Programa Co-Labora presta assessoria à cooperativa de recicladores
O Programa Co-Labora, do Instituto Terroá, tem como objetivo a incubação, formação, facilitação, consultoria e assessoria para a construção de uma nova economia – sustentável, próspera, inclusiva e humanizada. O Instituto Terroá foi contratado para executar assessoria e capacitações junto a CORSERTA (Cooperativa de Recicladores de Sertãozinho), que recebe apoio do trabalho técnico social operado pela empresa TRAVAIN, através da obra de Macrodrenagem da cidade de Sertãozinho. Desde o início da obra, a cooperativa recebe capacitações no âmbito do projeto PAC, em parceria com a Caixa Econômica Federal. No ano passado, o objetivo principal do trabalho era cumprir momentos formativos em economia solidária, estimulando a cooperação e a autogestão. Esse ano, além disso, o enfoque está em assessorar e promover a autonomia dos cooperados em todas as áreas de sua gestão – comercial, administrativo-financeira, operações e marketing.
Daniel Bellíssimo, coordenador do Terroá e consultor do projeto, tem se dedicado ao desenvolvimento de lideranças preparadas para executar suas funções com propriedade, tanto na Diretoria quanto no Conselho Fiscal, com o devido cuidado à preservação do princípio democrático e autogestionário do empreendimento. Segundo Bellíssimo, “facilitar o desenvolvimento do grupo envolve reconhecer suas dificuldades e potencialidades, dialogando constantemente sobre elas. Não é trazer respostas prontas, mas é construir maneiras e ferramentas personalizadas, de acordo com o interesse e as possibilidades dos cooperados”.
Segundo Thais de Conti, gestora da Travain, a parceria estabelecida com o Instituto Terroá é de grande importância, visto que o objetivo principal do trabalho neste eixo é auxiliar no empoderamento dos cooperados, dando-lhes recursos para gerirem a cooperativa de forma independente, observando as leis e o próprio Regimento Interno.
Segundo a gestora, “o respeito, a seriedade e o compromisso” advindos do Instituto Terroá fizeram com que essa parceria, iniciada em 2015, rendesse bons resultados não apenas do ponto de vista técnico: “já é possível mensurar mudanças positivas na Cooperativa como, por exemplo, o aumento no faturamento, mas não se restringindo apenas as questões financeiras. A melhora do ponto de vista organizacional e de relacionamento entre os cooperados também são indicadores de que o trabalho já produz resultado real, cumprindo com a sua função no âmbito do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental desenvolvido no Município de Sertãozinho.
Os cooperados apontam, por exemplo, melhoria na retirada mensal, com aumento nas sobras proporcionado por uma melhor negociação comercial e redução de custos. Além disso, comemoram maior transparência, o que lhes dá maior motivação para o trabalho. O clima na organização também é outro: hoje, fazem assembleias periódicas para dialogar sobre os assuntos de maior importância e realizam churrascos com certa frequência, promovendo integração e alegria no dia-a-dia da cooperativa.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho realizado:
http://macrodrenagemstz.com.br/noticias/cooperativa-independente/
http://macrodrenagemstz.com.br/noticias/trabalhando-junto/
Programa Co-labora
Além da incubação e aceleração de empreendimentos solidários (associações, cooperativas, conselhos comunitários, organizações responsáveis etc), o Programa Co-Labora promove consultoria e assessoria às organizações que queiram adaptar-se ao modelo da Nova Economia, que preza por organizações e comunidades felizes, empoderadas, sustentáveis, abertas e profissionalizadas.
Saiba mais: http://localhost:8888/institutoterroa/wordpress/co-labora