Facilitação para o desenvolvimento territorial sustentável
A inteligência de dados, o fomento ao engajamento comunitário e à articulação intersetorial são fundamentais para a construção de planos de desenvolvimento territorial sustentável.
O que fazemos
- Diagnósticos e caracterizações territoriais
- Facilitação da construção de agendas de Investimento Social Privado (ISP)
- Facilitação da construção/revisão de políticas e ações públicas territoriais
- Facilitação de diálogos e planejamentos intersetoriais para o desenvolvimento territorial
- Promoção do engajamento comunitário e da participação social qualificada
- Criação de ambientes para o empoderamento de lideranças sobre processos de desenvolvimento territorial.
Tecnologias Sociais
Régua do Desenvolvimento Territórial Sustentável (RDTS)
Por um conjunto de métodos, como entrevistas amostrais em territórios, levantamento de dados secundários e realização de grupos focais com atores locais, a tecnologia prevê a construção de uma foto multidimensional do território, com diversos indicadores em dimensões que aferem o nível da segurança humana: pessoal, comunitária, econômica, política, climática, ambiental, territorial e sanitária. Dessa forma, é possível traçar planejamentos intersetoriais mais adequados para a catalisação de processos de desenvolvimento territorial sustentável.
A Régua do Desenvolvimento Territórial Sustentável (RDTS) é uma tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Terroá e certificada, desde 2021, na categoria “Cidades Sustentáveis” pela Fundação Banco do Brasil.
Protocolos Comunitários
O Instituto Terroá atua na facilitação da construção de protocolos comunitários. Originalmente, inspirados pela Convenção da Diversidade Biológica e Protocolo de Nagoya, são instrumentos de gestão comunitária ou territorial que comunidades tradicionais possam firmar formais e informais sobre a justa e equitativa repartição sobre benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais a eles associados. Porém, ampliam sua abrangência e se tornam poderosos instrumentos de promoção da democracia participativa, do engajamento comunitário e demais processos promotores do desenvolvimento territorial.
7 Passos Terroá
A tecnologia prevê a união de todas as frentes de atuação, métodos e ferramentas desenvolvidos pelo Instituto em um grande passo a passo para a facilitação do desenvolvimento territorial. Ela contempla as etapas de: (i) diagnóstico, (ii) engajamento comunitário, (iii) articulação intersetorial, (iv) construção de sonhos e planos coletivos, (v) implementação e catalisação de estratégias de desenvolvimento (especialmente dentro das frentes de atuação – cadeias de valor; formação de lideranças adultas e jovens; democracia e gestão pública), (vi) monitoramento e avaliação das atividades, resultados e impactos e a (vii) celebração das conquistas efetuadas e replanejamento.
Experiências relevantes
- Projeto de Desenvolvimento Territorial em condomínios do Minha Casa Minha Vida, dentro de seu técnico social, em Sertãozinho (SP).
- Diagnóstico, planejamento e execução de ações para o desenvolvimento territorial, em parceria com a Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
- Apoio à implantação do Protocolo Comunitário do Beira Amazonas, no Amapá.
- Diagnóstico territorial realizado no arquipélago do Bailique, no Amapá.
- Realização de caracterizações territoriais para o Investimento Social Privado em 7 cidades, em diferentes as regiões brasileiras.